09 maio, 2007

Obsessão – Amor……. Paixão

A Obsessão caracteriza-se por uma presença de ideias, imagens, desejos ou impulsos fixos, que nos leva a ter os comportamentos mais estranhos e violadores, que conseguimos imaginar.
Quando estamos obsecados por alguma coisa sentimos impulsionados a determinados rituais, de forma a controlar essa obsessão.
Todos nós já estivemos, ou estamos obsecados por alguma coisa, e nem sempre de uma forma lógica, sendo que na maioria das vezes este tipo de sentimento, é confundido com outros.

Quando estamos obsecados por uma pessoa, por vezes não nos damos conta, pois facilmente confundimos com amor.

Mas como sabemos que estamos obsecados por alguém?
Por exemplo, quando uma pessoa, não nos sai da cabeça, cada minuto, cada segundo, pensamos nela, quando vivemos no nosso dia a dia, em função dessa pessoa, quando provocamos acontecimentos para a encontrar, quando vamos a determinado sitio só para a vermos, esperamos a porta do seu trabalho, seguimos os seus passos, criamos altares, fazemos amizade com os seus amigos (claro que isto tudo é um estremo, o pico da doença).
Mas se perguntamos a essa pessoa se está obsecada elas vão dizer “Claro que não eu Amo”.
E será que podemos chamar de Amor?

Mas o que é Amor?
Amor significa afeição, compaixão, mesericordia, atracção, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. Mas nunca obsessão.

Existem varias causas para este tipo de obsessão, por exemplo, um namoro que acaba pq a outra pessoa arranjou um novo amor, ou uma conversa e uns olhares mal interpretados, uma curte de uma noite que significou mais para um que para o outro, uma relação que acabamos e depois nos arrependemos e agora já é tarde.

Todos nós algum dia já estivemos obsecados, e quantos de nós sabia a verdade?????

Outro dos sentimentos que se confunde com o amor é a paixão.

Reparem nesta definição de paixão que eu descobri num dicionário.
“A paixão é um sentimento de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade m função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio”.
Bem……… muito agressivo. Eu diria mesmo que até parece obsessão.
Mas axo que não podemos nunca confundir amor, paixão e obsessão. Se a paixão e a obsessão, causam dor, pq os sentimentos são vividos de uma forma intensa, já o amor é um sentimento de paz, que nos faz sentir bem, com nós mesmos e com o mundo.
Já agora quem é já sentiu amor incondicional? e não vale o amor materno.

5 comentários:

Anónimo disse...

Grande tema, este....
Três "grandes" (no bom e mau sentido)sentimentos ou "estados de espiríto" com fronteiras tão pouco definidas entre si...
Acho que em maior ou menor grau, todos sentimos os três...a confusão entre eles...se calhar não nos permitiu perceber qual seria...( a não ser talvez, como dizes, pelo resultado final...)
Mas nem todo o amor, paixão e talvez até a obsessão tem de ser má ou mau...tudo depende de como nos posicionamos na situação em si...(quem corre por gosto, não cansa!) E aí talvez cheguemos a tua questão final...o AMOR INCONDICIONAL... que á partida justifica tudo e que nos preenche por dentro...quando o amor,paixão e a obsessão falham...
Patológico? talvez seja...mas em determinadas circunstâncias da vida ( e, falo por mim) é aquilo que nos faz avançar...
R

Anónimo disse...

Ok...vamos pr os copos k precisas de falar...é isso não é?
LOOool

The real Ventoinha disse...

Nada é intrinsecamente mau ou bom. Mau ou bom é o uso/reacções/acções que fazemos com essas coisas. Seja lá o que for. Seja uma bomba termonuclear seja um amor de mãe.

Quanto ao amor incondicional... tirando o de mãe/pai/filho/eventualmente avós pura e simplesmente não existe. Queremos sempre algo, e por isso é que amamos. Porque amor é isso, é desejo na sua forma mais crua, pura e dura, e outras palavras acabadas em ura.

Xuxi disse...

Olha que o meu amor incondicional de afiliação (laços de sangue, famelga whatever)só me tem dado desgostos...
Quanto ao outro, é mesmo incondicional, embora isso não exclua a racionalidade. Entre a razão e o coração, vale sempre a razão, isso meu amigo, não tem volta a dar.
É que o amor pelos outros só pode nascer e viver saudável se seguir o amor próprio, e perder a individualidade, chamemos-lhe paixão obsessão ou amor, é uma ganda treta.
Sim já estive obcecada, já amei incondicionalmente, Amo na sua verdadeira essência, a vida, os amigos e o meu homem e creio que estarei sempre a apaixonar-me por algo/alguma faceta de alguém...

Anónimo disse...

..são só as 3 coisas k mais nos movem....